-
Arquitetos: Paul Bernier Architecte
- Área: 250 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:James Brittain
-
Fabricantes: Alumilex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno arborizado às margens do Lago Charlebois, nossos clientes queriam construir uma casa contemporânea, iluminada e aberta para a natureza. Eles queriam que a maioria dos espaços da casa estivesse no nível do solo.
O terreno é ligeiramente inclinado. Durante uma primeira visita ao local, foi estabelecido um perímetro para identificar a localização ideal da casa. A vista privilegiada para o lago e para o sul coincidem, o que determinou a orientação da edificação.
A planta em forma de "L"
Uma planta em forma de "L" foi escolhida para a casa, com uma ala reservada para os espaços diurnos (cozinha, sala de jantar, sala de estar) e outra ala abrigando os espaços mais privados (quarto principal, banheiro, lavabo). Este tipo de disposição permite que todos os espaços sejam orientados para o sul e para a vista desejada. Estamos sempre perto das janelas.
A planta em "L" também define um espaço externo ensolarado, escondido da vista do vizinho e aberto para o acesso ao lago. Além disso, é também neste espaço que há uma varanda para desfrutar as noites de verão.
O volume de dois andares
No encontro das duas alas do "L", criamos um volume de dois andares. No piso térreo há uma garagem e no andar de cima um quarto de hóspedes e um escritório que está numa posição estratégica com vista para o lago e também uma vista para o piso térreo. No exterior, este volume de dois andares distingue-se claramente do volume da forma em "L" por sua materialidade. É coberto com aço corten, o qual já foi tomado pela cor laranja, enquanto o volume em "L" de um andar é revestido de cedro pintado de preto.
No espaço interno, também, essa distinção é sentida por um espaço de pé-direito duplo entre o volume de dois andares e o espaço de um andar. Uma escada com degraus em balanço e em madeira nogueira dá acesso ao andar superior.